História da moda: Piloto

   Hey guys! Tudo bem com vocês? Depois que eu publiquei o último post decidi de última hora sair pra uma festa de Halloween em um pub daqui de Goiânia e tive que montar minha fantasia de com o que eu já tinha em casa e acabei indo de noiva cadáver gótica haha, eu até pensei em ir de Wednesday ou de Penny mas eu não tinha as coisas necessárias pra elas tão em cima da hora assim e ai juntei umas coisas que tinha aqui e montei minha fantasia, ela até que ficou legal no final e a noite foi bem divertida. Agora vamos ao que interessa, o post dessa semana!

   Como vocês já sabem a moda é uma das minhas maiores paixões, mas eu também adoro história e ver como as ações de pessoas no passado foram moldando a nossa sociedade ocidental até ela ficar do jeito que ta hoje, então quando juntam moda e história eu fico mais que feliz. A moda é sobre tudo uma forma de expressão social, não são apenas roupas sem significado que você veste pela manhã porque você foi educado para fazer isso. Talvez para a maioria das pessoas sejam sim apenas pedaços de tecido sem nenhum background, mas quando você estuda um pouco mais sobre o assunto você percebe que aquela mini saia preta básica que você usa a anos tem uma baita história por trás dela. Como naquela parte em O Diabo Veste Prada em que a Miranda da uma mini aula da história do azul celeste pra Andy, #EPIC. andy-sachs-the-devil-wears-prada-204938_1400_912Eu acho incrível ver como eventos históricos mudaram a forma como as pessoas se vestiam ao longo dos anos, como movimentos sociais afetaram a indústria e a produção de novos artigos, e também em ver como a moda abraça as causas pelas quais as pessoas lutam. É claro que a indústria muda tanto assim para que ela possa permanecer, e se adapte as mudanças sociais pois seus clientes estão em constante transformação, mas, para mim, isso não retira o poder que a indústria ainda possui de transformar algo tão diferente e às vezes mal visto por muitos em algo aceito e inclusive comerciável; como aconteceu em certas partes com a cultura Punk no anos 1990.

   Portanto com essa nova série de posts eu vou tentar fazer uma retrospectiva da história da moda relacionando os acontecimentos da época e seus efeitos nos vestuários das pessoas. Infelizmente iremos focar no hemisfério norte pois, ainda, é de onde a maioria da tendências vem e onde a indústria da moda ainda é mais forte. Ainda quero viver para ver países da América Latina e África fazendo história e mudando paradigmas nessa indústria que ainda se mantém tão eurocêntrica. O livro que eu vou usar como base para escrever os cron.jpgposts se chama “Cronologia da Moda“, do autor NJ Stevenson. Eu acho ele um livro maravilhoso ele tem um acervo fotográfico incrível, se você quiser comprar um livro relacionado ao assunto eu indico esse ou o “100 Anos de Moda“, da autora Cally Blackman. Eu vou falar basicamente das transformações da moda durante o século XX, desde o finalzinho do século XIX até a década de 1990. Esta foi uma época de constantes mudanças sociais, passamos por duas grandes guerras e mais a guerra fria, as pessoas estavam em constante mutação de pensamento e com isso suas roupas precisavam se adaptar junto com elas. Vamos ver como a alta-costura foi sendo substituída pelo pret-à-porter, que hoje já esta sendo gradativamente substituído pelos fast fashions. Também vamos ver como os estilistas e as passarelas acabavam por moldar o que as pessoas iriam vestir, o que já não acontece tanto hoje em dia. Até os anos 80 podemos perceber que todas as pessoas se vestiam basicamente iguais, mas que a parir dos anos 2000 a roupa já passa a ser usada como um objeto de expressão individual.

   Na semana que vem vou começar a falar de cada período, com um post pra cada década, mas por hoje quero deixar algumas indicações de filmes que retratam períodos diferentes da indústria da moda e do poder que as roupas possuem na sociedade, assim como seu poder de mover multidões e fazer mudanças.

   Coco antes de Chanel, Yves Saint Laurent (esse eu ainda não assisti mas pretendo ver essa semana ainda) e A Duquesa. São filmes que retratam períodos diferentes da história e eles mostram a relação dessas três pessoas com a moda, suas criações e influências na sociedade em que viveram, e alguns continuam influenciando até os dias atuais.

   Mil desculpas pelo texto longo, digitei tanto que consegui arrancar a letra T do meu teclado a dois parágrafos atrás, e agora ela é só um botãozinho sem a capinha. Oh well. Até semana que vem guys!

Love, C

2 comentários em “História da moda: Piloto

Deixe um comentário

