História da moda: 1940 e o Efeito Guerra

   Hey guys! Como vocês estão? Já estão cheios de planos pra esse fim de ano? Espero que sim. Eu tinha um plano só e realizei ele ontem e deixa eu contar pra vocês, sabem aquelas unhas pontudinhas? Então, já tinha um bom tempo que eu queria colocar elas e tal e ai ontem fui na manicure e coloquei e elas estão só enormes e lindas e eu não consigo fazer nada, inclusive ta difícil de digitar aqui, mas é isso to amando elas. The other thing is, decidi mudar um pouquinho a dinâmica dos nossos posts aqui pra eles não ficarem tão grandes e pra poder colocar um pouquinho das influências de cada época nas roupinhas que agente usa hoje. Então esse vai ser nosso primeiro post diferente, e também decidi que vou intercalar os post sobre História da Moda com outros  de temas diferentes, pra ficar mais fácil inclusive enquanto eu estiver viajando agora em Janeiro. Mas e vocês?  Vão viajar? Me contem pra onde amo falar de viagens! Mas vamos lá, os anos 1940!

“A mulher mais bem-vestida é aquela cujas roupas não pareceriam estranhas no campo.”

Hardy Amies

   Em 1939 iniciava a Segunda Guerra Mundial e muitas coisas mudaram no mundo por causa dela, inclusive na indústria da  moda. Esperava-se no final dos anos 30 que a silhueta com mais curvas e um ar de romantismo fosse estar presente no vestuário da população nos anos 40 mas então veio a guerra e as coisas mudaram totalmente. Com a guerra a moda passou a ser sitiada pela propaganda e em 1942 a Vogue proclamou que elegância estava fora de moda. Passaram a fabricar tecidos com estampas como “Empenhe-se pela Vitória”, e haviam cotas de compras para roupas, como em um racionamento têxtil. A moda utilitária voltava com modelos que não eram vistos desde a Primeira Guerra e as mulheres mais uma vez voltavam com bastante presença para o mercado de trabalho, o que as levou a usar calças no dia-a-dia e não apenas durante os momentos de lazer.

   Enquanto isso na Inglaterra a Incorporated Society of London Fashion Designers estipulou a fabricação de peças frívolas apenas para exportação, e nos Estados Unidos lojas “Buy British”  foram abertas, e a clientela rica do país era estimulada a ajudar a Europa pela compra das roupas, já que a França havia sido invadida pelo exército nazista impossibilitando compras em Paris. E quando a guerra saiu de seu foco na Europa e tomou proporções mundiais, costureiros estadunidenses sugeriram um visual esportivo e informal e pela primeira vez  a inspiração veio de dentro do país e não importada. Vestidos com influência mexicana, franjas e uma volta à Guerra Civil se tornaram temas da moda nos Estados Unidos. Em 1944 foram lançadas as primeiras coleções de alta costura desde o início da década, com um retorno à simplicidade. Nesse período as indústrias Britânica e Estadunidense haviam crescido e com elas também o mercado de massa, a alta-costura não havia morrido mas já podia-se sentir uma mudança no ar do mundo da moda. Em 1947 uma reportagem retratou o público britânico sobre o fenômeno da adolescência nos Estados Unidos o que mudaria a abordagem da indústria nos anos seguintes.

   A influência do militarismo nas roupas das mulheres nos anos 40 é algo que pode ser reconhecido até hoje em nossos guarda roupas, jaquetas verde militar e peças de camuflagem são muito presentes e nós já a usamos de várias formas, com influências e vibes diferentes.

   É isso por hoje pessoal! Espero que tenham gostado e me diz aí, quem ama uma jaqueta verde militar?  Eu sei que amo e adoro a minha, que roubei do meu irmão, e que to sempre usando. Aqui estão minhas indicações de filmes pra essa década, todos com cenário na guerra e retratando pontos de vida diversos. Não vou falar muito sobre eles dessas vez, apenas assistam porque são muito bons!

Love, C.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s